Com certeza você já ouviu falar da Vila de Jericoacoara e de toda a beleza que este pedacinho do Ceará tem, mas você sabe como surgiu essa vila tão amada por seus moradores e turistas? Se a resposta foi “não”, fique tranquilo que vamos te explicar toda a história de Jeri, desde sua fundação até como está a Vila hoje.
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a cidade fica na região litorânea do Ceará e conta com a visitação de cerca 600 mil turistas por ano, sendo a segunda cidade mais visitada do Ceará, ficando atrás somente da cidade religiosa de Juazeiro do Norte, que recebe anualmente cerca de 2 milhões de pessoas.
A vila tem ar bucólico que agrada a todos, suas construções dão aos seus visitantes a sensação de conforto e aconchego que as grandes cidades não conseguem transmitir, isso se dá por conta de sua arquitetura mais rústica e pacata.
História de Jericoacoara
Os primeiros relatos da Vila de Jericoacoara foram algumas cartas geográficas escritas no século XVII, mais precisamente por volta do ano de 1614, quando o local era ainda uma aldeia indígena. Nesta época, a Aldeia foi palco de uma batalha entre França e Portugal, com a ajuda dos índios, os portugueses ganharam.
Depois desta batalha, os portugueses decidiram fundar o Forte de Nossa Senhora do Rosário, onde hoje se encontra a Vila de Jericoacoara.
Origem do Nome
A Vila de Jericoacoara tem uma peculiaridade com relação ao seu nome. Há duas versões que são as mais aceitas dentre seus moradores e vamos explicar agora. A primeira é que nas praias da cidade aconteciam muitas desovas de tartarugas marinhas, então seus habitantes apelidaram a cidade como Buraco da Tartaruga, que em Tupi seria, “Lura Coacuara”.
Já a segunda teoria é que a cidade recebeu este nome em alusão a uma pedreira que fica localizada na cidade, ela lembra um “jacaré quarando ao sol”, daí o nome Jericoacoara, mas tanto esta quanto a outra teoria não são oficiais. Mas o importante é que independente do nome a vila arranca suspiros de todos que a visitam, não é mesmo?
Área de Proteção Ambiental
No ano de 1984, a Vila foi incorporada a APA – Área de Proteção Ambiental, posteriormente chamada de Parque Nacional, pelo governo do Ceará como uma ação para preservar as riquezas naturais da cidade que vão desde as praias, manguezais, dunas até as formações rochosas.
Através desta ação, a Vila de Jericoacoara conseguiu o trunfo de ser uma das primeiras cidades que deteve o selo de turismo sustentável, em uma época em que esse termo era pouco conhecido.
Visibilidade Internacional
Um dos maiores jornais americanos, o Washington Post publicou uma matéria em sua capa sobre a Vila de Jericoacoara, no ano de 1987. A matéria foi intitulada “Beleza e a Praia”, e contava como um turista americano fez uma viagem de ônibus até este paraíso até então escondido do resto do mundo. O objetivo desta matéria era descobrir qual era a praia mais bonita do Brasil, a descrição que o turista fez ao jornal foi: “uma praia onde a eletricidade e os hotéis ainda não haviam chegado”, hoje em dia, este turista ficaria assustado com o crescimento que a cidade teve, principalmente em hotéis e hospedagens.
Jeri dos Dias de Hoje
Depois da matéria do jornal americano, a cidade não teve seu “Boom” imediato, mas ele veio somente no ano de 1998, desde então as coisas começaram a mudar e a cidade enfim começou a ter iluminação elétrica.
Praticamente 20 anos depois, em 2017, a cidade teve seu aeroporto inaugurado, possibilitando o acesso de turistas vindos de todos os cantos do Brasil e do mundo. Por conta disso, a cidade ficou ainda mais famosa e despontou entre as cidades nordestinas que recebem mais turistas estrangeiros durante o ano. No mesmo ano, a cidade criou uma taxa de turismo sustentável para visitantes, que é uma espécie de “bilhete de entrada”, para que turistas conheçam a cidade e tem como finalidade a conservação e manutenção da Vila de Jericoacoara.
Que tal Conhecer a Vila de Jericoacoara?
Acredito que depois de ler sobre a história da Vila de Jericoacoara, você se interessou em conhecê-la, certo? Então, tenho uma notícia muito boa para te dar, se você quer conhecer a cidade e ter o máximo de conforto, fique na Pousada Capitão Thomaz. Aqui contamos com quartos que agradam a todos os gostos.
Não espere mais e venha conhecer este paraíso escondido aqui no Ceará e desfrute de tudo que essa cidade histórica tem para te mostrar. Faça sua reserva conosco e tenha histórias para contar de uma das melhores viagens de sua vida.
FAÇA SUA RESERVA







