É unânime: não há um viajante sequer que não chegue a uma cidade turística e não queira fazer o máximo possível de registros fotográficos de sua viagem. E se tem um local que possui paisagens espetaculares, é Jericoacoara!
A bela vila é um verdadeiro paraíso que encanta a todos. Suas praias de águas cristalinas, que refletem o céu tão perfeitamente bem que lembram lugares como o Caribe, são cenários perfeitos que vão garantir fotos incríveis!
E se você quiser deixar o seu álbum de viagens ainda mais “profissional”, segue nesse texto que vamos te dar 8 dicas de como deixar suas fotos em Jericoacoara perfeitas!
1 – Câmera Profissional ou Celular?
É muito comum as pessoas se perguntarem se precisam de uma câmera semiprofissional ou profissional para fazer as mais belas fotos em uma viagem, mas a fotografia tem uma máxima que diz que a melhor câmera é aquela que você tem!
Ou seja: se possui uma câmera, use e abuse do equipamento, mas se viajar levando apenas o celular, não se preocupe! Smartphones recentes estão investindo pesado nos recursos de suas câmeras, algumas não devendo em nada às profissionais, então vale a pena dar uma explorada no aparelho para conhecer melhor algumas funções como foco, exposição, ativar a grade (que ajuda no melhor enquadramento), usar o modo manual, se o aparelho assim dispor (o que permite ajustar manualmente velocidade do obturador, balanço de branco, distância de foco), entre outras.
2 – Use a Luz a Seu Favor
Para fazer as mais incríveis fotos em Jericoacoara, independente do equipamento, uma coisa é essencial: saber aproveitar a luz.
A luz é o elemento básico da fotografia, então a dica aqui é aproveitar ao máximo a luz natural. No final da tarde, a luz é a estrela, então essa é a hora de fazer aquele registro perfeito do pôr do sol — aliás, a foto clássica, nesse caso, é na bela Duna do Pôr do Sol, principal cartão postal de Jericoacoara.
Fotos de pôr do sol ficam muito bonitas em contraluz, aposte!
3 – Varie o Enquadramento
Acredite: um bom enquadramento pode transformar uma foto simples em capa de revista! Faça várias fotos do mesmo lugar variando o ângulo: aproxime-se do objeto, fique mais longe, tente colocá-lo mais ao canto do quadro, depois teste ele centralizado. Desse jeito, você encontrará a sua foto ideal!
Um lugar em Jeri ótimo para treinar o enquadramento é a Árvore da Preguiça, que fica entre Jericoacoara e a Praia do Preá. Ela tem esse nome por seu formato peculiar, já que parece repousar a copa sobre a areia. O tronco acabou formando uma espécie de túnel, então dependendo do enquadramento, a árvore parece uma moldura. É lindo!
4 – Nada de Zoom!
Aliás, dica muito importante, principalmente para quem vai fotografar com o celular: evite ao máximo, ou então nem use, o zoom da câmera. Isso porque o zoom fará você perder em qualidade de imagem, podendo comprometer as suas fotos em Jericoacoara. Portanto, na hora de fotografar um detalhe — como os seus pés mergulhados nas águas cristalinas da Lagoa Azul — aproxime o celular em vez de usar o zoom. Fará toda a diferença!
5 – Personagens Contam Histórias
Amantes da fotografia gostam de registrar o cotidiano dos lugares que visitam. Que tal se arriscar e fazer o mesmo? Jeri é uma vila de pescadores com um ar bucólico, com suas ruas de areia e sem postes de iluminação pública. Fotografar a cidade em geral, o comércio local, é um ótimo exercício e vai render cliques incríveis em Jericoacoara.
6 – Explore o Local da Foto
Jeri tem praias belíssimas, que merecem ser registradas em cada detalhe. Aqui vale combinar tudo o que você já absorveu nos itens anteriores e caprichar nos cliques! Eis alguns lugares de Jeri que não podem ficar de fora: a Pedra Furada (aqui dá pra abusar dos enquadramentos variados!), a Lagoa do Paraíso (e suas redes esticadas na água!), a Praia do Mangue Seco (onde se pode ver cavalos marinhos!), o Serrote (e suas trilhas e vegetação que atraem os mais aventureiros), a Praia de Jericoacoara (que é muito frequentada por adeptos do windsurf), e tantas outras atrações que só Jeri pode proporcionar.
7 – Filtros Podem Ser Usados (com moderação)
Estamos na era dos filtros e das redes sociais, mas nem sempre eles significam uma foto falsa e artificial. Um bom filtro usado com moderação pode deixar seu registro ainda mais único! Que tal algumas fotos em preto e branco, aproveitando o aspecto rústico da cidade, ou um filtro mais retrô? Não precisa ser em todas as fotos, mas uma ou outra usando o filtro certo trará um charme a mais nas suas fotos em Jericoacoara.
8 – Tenha Bons Apps de Edição
Dicas usadas, fotos feitas, é hora de dar aquele toque final! O tratamento de imagens é um recurso importante na fotografia, e há ótimas opções de aplicativos de edição de imagens gratuitos para celular.
Lembrando que tratar a imagem não significa distorcê-la, e sim realçá-la. Geralmente, brilho, contraste, saturação e nitidez são alguns elementos que podem ser ajustados nos apps, deixando suas fotos em Jericoacoara ainda mais espetaculares!
VSCO e Lightroom são ótimos apps usados até por profissionais, e suas versões gratuitas possuem bons recursos de edição.
Agora que você já sabe quais são as fotos em Jericoacoara que não podem faltar, que tal planejar sua viagem?
Se esse artigo deixou você louco para pegar o próximo voo e explorar a bela vila de Jeri, a Pousada Capitão Thomaz é o lugar perfeito para a sua estadia, pois reflete perfeitamente o clima da cidade.
Venha aproveitar o melhor das nossas instalações, clique aqui e faça sua reserva.