Turismo Sustentável: Saiba Tudo Sobre a Taxa de Turismo em Jeri

por | ago 5, 2021 | dicas

A palavra sustentabilidade está em alta nos tempos atuais e é sempre destaque em eventos que reúnem as maiores economias do mundo. Com as nações cada vez mais em alerta para as mudanças climáticas e os impactos que elas já causam, pensar em estratégias para que haja a possibilidade de crescimento econômico e provimento das necessidades básicas humanas sem o desgaste e poluição ambiental tornou-se prioridade.

Uma medida adotada por muitos lugares que atraem milhares de turistas pelas suas belezas naturais é a chamada taxa de turismo sustentável. Aqui no Brasil, um exemplo de cidade que possui essa taxa é Jericoacoara, um verdadeiro paraíso escondido no estado do Ceará. Nesse texto, vamos falar tudo sobre o turismo sustentável em Jeri e como ele funciona para a preservação ambiental do local.

Turismo Sustentável: O que é?

Quando alguém pensa em fazer uma viagem, espera que o local de destino possa oferecer descanso, conforto e atividades de lazer das mais diversas. O turismo, de fato, é algo que movimenta bastante a economia, tanto a nível nacional quanto internacional. Em 2019, antes da pandemia, a Organização Mundial do Turismo (OMT) informou que foi registrado nada menos do que 1,4 bilhão de viagens internacionais, fora o turismo doméstico de cada país. Em termos econômicos, o setor é responsável atualmente por mais de 10% do PIB mundial e gera um em cada dez empregos no planeta.

Mas apesar de todas as vantagens que a atividade turística traz a uma cidade, há também o fator negativo, afinal, se há o aumento de fluxo de pessoas de fora, consequentemente, cidades turísticas precisam lidar com algumas ameaças, como o aumento das emissões de gases de efeito estufa, esgotamento de recursos naturais, excesso de lixo, exploração de mão de obra, aprofundamento de desigualdades e extinção de culturas.

Por causa desses contras naturais que o turismo provoca, autoridades sempre buscam formas de tornar a atividade mais sustentável, ou seja, gerando no visitante uma consciência socioambiental de que ele não deve apenas usufruir do local, mas também preservá-lo.

A OMT define turismo sustentável como “o turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”. É imprescindível, portanto, que o viajante fique atento às regras locais.

O Turismo Sustentável em Jeri

O município de Jijoca de Jericoacoara possui uma população de pouco mais de 17 mil habitantes, segundo dados da prefeitura. Pacata, com ar bucólico, recebe um grande fluxo de pessoas durante todo o ano — para se ter uma ideia, na primeira temporada de 2018, em julho, o governo local celebrou o índice recorde de turistas recebidos, em torno de 120 mil. Um número sete vezes maior que o de sua população.

Com tantos turistas andando em uma vila relativamente pequena, algumas medidas foram tomadas para preservar o local. É proibida, por exemplo, a circulação de carros particulares em Jeri — e, convenhamos, é até difícil imaginar um tráfego muito intenso de veículos pelas ruas de areia de Jericoacoara. Fora que a presença de animais circulando livremente, como cachorros, gatos e jumentos, é muito comum.

O visitante que escolhe Jeri para passar férias precisa respeitar essas e outras particularidades da vila.

Taxa de Turismo Sustentável em Jeri: Tudo o que Você Precisa Saber

A taxa de turismo sustentável em Jericoacoara entrou em vigor em setembro de 2017. Desde então, qualquer pessoa que queira entrar na cidade a passeio precisa pagar previamente o valor de R$ 30,00, que corresponde a uma estadia de até sete dias. Caso a permanência do turista na cidade exceda o tempo de uma semana, é necessária a geração de nova taxa indicando o período excedente.

A taxa de turismo sustentável em Jeri pode ser gerada no site da prefeitura do município de Jijoca de Jericoacoara. Primeiro, acesse www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br. Na página inicial, no menu, clique em “SERVIÇOS” e, em seguida, em “TAXA DE TURISMO”.

Você será direcionado a uma página diferente. Clique em “GERAR TAXA”, preencha a ficha que aparecerá com todos os seus dados corretamente, incluindo as datas da estadia, e aperte “CONFIRMAR DADOS”. O boleto será gerado, podendo ser pago em qualquer agência bancária. O comprovante deve ser apresentado na portaria, logo na entrada vila fica uma via, e no momento do check-in com sua outra via. 

Caso você não queira fazer o processo pelo site, a taxa de turismo sustentável de Jeri poderá ser paga na entrada da vila ou no posto BR em Jijoca.

Isenção da Taxa: Quem Pode Requerer?

Estão isentos do pagamento portadores de deficiência mediante apresentação de laudo médico; crianças até 12 anos de idade; idosos acima de 60 anos de idade; domiciliados e residentes do Município de Jijoca de Jericoacoara; e trabalhadores da vila de Jericoacoara. A condição de isenção, contudo, deve ser comprovada mediante apresentação de documentos

A condição de isenção deve ser comprovada na entrada da vila mediante apresentação de documentos.

Quer Contribuir com o Turismo Sustentável em Jeri?

Jericoacoara é um tesouro nacional, e a Pousada Capitão Thomaz é a escolha certa para quem quer conhecer esse pedacinho do paraíso no Brasil. Ambiente familiar, instalações rústicas e clima aconchegante, é perfeita para quem busca aproveitar ao máximo o clima de Jeri.

Clique aqui e faça já a sua reserva!

BLOG

Fique por dentro de tudo
que acontece em Jeri